NOTÍCIAS

Meu amigo e eu temos o mesmo carro, porque meu seguro é mais caro?

Seu vizinho tem o mesmo carro que você e paga menos pelo seguro?


Cuidado, essa conclusão pode estar equivocada e te induzindo a um grave erro!
O seguro de automóvel hoje é mais do que essencial para todos que possuem um veículo, mas contratar uma apólice pode ser uma tarefa difícil e complicada. São tantos termos como, franquia majorada, endosso, RCF-DM e cobertura compreensiva que muitas vezes ficamos confusos e sem confiança para tomar uma decisão sozinhos.

Neste momento é que entra em jogo um dos principais profissionais do mercado de seguros, o Corretor. Com experiencia, formação e permissão para intermediar a relação entre a seguradora e cliente, o corretor é o responsável por traduzir todos estes termos e, mais importante ainda, adequar as coberturas as reais necessidade de cada cliente.

Mas existe uma situação que todos os corretores passam frequentemente que é o inconformismo de seus clientes por pagarem mais no seguro que seus amigos, familiares e conhecidos que as vezes tem o mesmo veículo que eles e moram até no mesmo bairro.

copa_2014

Pois bem, o cliente tem o direito e é hora de entender definitivamente o porquê dessa diferença!

"Seguros são tabelados?"

Sim! No passado existiam duas tabelas de taxas de seguro, uma que calculava o preço das peças de reposição e uma que calculava o risco de roubo. Essas tabelas atualizavam uma vez por mês e o cálculo era simples, somava-se as taxas de cada tabela e multiplicava pelo valor do veículo. O problema é que hoje não é bem assim. Existem milhões de tabelas como essas para calcular o preço final de um seguro. Para cada rua de um bairro, por exemplo, pode existir uma tabela diferente. Isso é possível pois agora todas as informações nas quais se baseiam essas tabelas são calculadas em tempo real e por computadores pois o poder de processamento de dados aumentou exponencialmente. Portanto, seu amigo pode ter o mesmo carro que você e morar no mesmo bairro, se a rua é diferente seus preços podem ser diferentes.

"Mas meu amigo mora no mesmo prédio que eu, temos a mesma idade e o mesmo carro!"

E agora? Pode ficar tranquilo, seu corretor te passou o preço certo! Não são só esses fatores que influenciam no preço do seu seguro. Depois de se chegar no preço básico as seguradoras tem mecanismos de aumentar ou diminuir o preço com base em outros fatores como, por exemplo, o número de renovações da apólice do seu amigo sem se envolver em nenhum acidente ou ter um veículo roubado. Exite ainda um fator relativamente novo que pode influenciar nesse preço: o score do seu amigo! Sim, hoje as seguradoras já usam parâmetros bancários de análise de crédito para atrair clientes que se encaixam em seu público alvo, talvez, os fatores que envolvem o veículo de seu amigo sejam iguais aos seus porém o comportamento de consumo dele pode fazer com que a seguradora se interesse mais por ele do que por você. Muitas empresas já usam essa análise e a tendência é só aumentar essa prática.

"Não é possível! Tem que ser a comissão do corretor, ele está ganhando mais no meu seguro."

Não há o que esconder, pode ser a comissão sim. Assim como as seguradoras os corretores vivem de lucro e precisam ganhar sua margem mínima para manter, não só sua empresa funcionando como também prestar um atendimento de qualidade. Se seu amigo faz seguro há muitos anos com o mesmo corretor pode ser que, pela longa parceria, ele aplique um percentual de comissão menor e isso reflita no preço. Mas não se engane, a comissão do corretor é uma pequena parte do valor que você paga pra seguradora, isso significa que pequenas diferenças podem ser por conta da comissão, porém o percentual de comissão do corretor não tem peso para gerar grandes diferenças. E nessa hora você precisa decidir: essa pequena diferença vale não ser atendido por um corretor de confiança?

Agora, se você entendeu todos os pontos acima, mas mesmo assim seu amigo continua insistindo que o seguro dele, com as mesmas coberturas, está mais barato que o seu, nunca descarte uma possibilidade: ele pode estar mentindo. Pessoas são competitivas por natureza e sempre querem se gabar de alguma vantagem que tem em relação aos outros.

Por isso, mais importante que ficar comparando o preço do seu seguro com o preço do seguro dos seus amigos é confiar no seu corretor. A relação entre você e ele deve ser a mais honesta e aberta, afinal, ele é quem cuida da proteção do patrimônio que você tanto se esforçou para conseguir .

A crise apertou? Está achando que o preço do seu seguro está muito alto? Não pense duas vezes ligue para seu corretor e abra o jogo. Com certeza ele irá ter a solução ideal para que você continuar protegido e tranquilo.

 

E não se esqueça: SEGURO SOMENTE COM CORRETOR DE SEGUROS!
Em caso de dúvida, por favor, entre em contato conosco através do e-mail contato@antonucciseguros.com.br ou pelo telefone (32) 3421-2322. 

  Assine nossa Newsletter e receba as notícias por e-mail
  Voltar para a página inicial